Quem são esses caras????
Trabalhando nas montagens das salas dos congressos e simpósios, percebi que tinha algo estranho, ouvindo as conversas do pessoal. Já to saindo e indo “praí” … Não, não, já ta chegando, ele já esta desmontando e já leva! … Ele saiu do show e vem direto pra trabalhar aqui! Que horas começa?
O comprometimento de estar à frente de um evento fechado para convidados e fazer tudo acontecer na hora certa, com todos da equipe do seu cliente olhando para você, por qualquer problema, mesmo que não seja sua responsabilidade, certamente vai deixar você tenso.
Foi nestas horas da madrugada, há poucas horas da abertura, o sol nascendo lá fora, que descobri que precisava de um fornecedor bom e não um fornecedor que tinha parte dos equipamentos e pessoal, para meu evento.
HouseMix
Os horários disponibilizados para montagens num salão de um hotel, são curtos e virar a noite é certo! Instalar, ligar, testar som, luz, projeções e se possível ter as apresentações antes, é o mínimo que podemos exigir do nosso fornecedor e do nosso cliente. Se tudo estiver perfeito há 2 horas da abertura, talvez você consiga tomar um café e se arrumar. Se você não conseguiu fazer isto . . . sinto você poderá ter problemas.
Verifique antecipadamente os protocolos de operação do seu fornecedor e compare com aquilo que você precisa, embora, seja um trabalho do dia a dia maluco deles, para você é como se fosse sempre a primeira vez. Tenha à disposição ou certifique que alguém tenha, back ups – entenda-se duplicidade – de microfones, passadores de slides, cabos de conexão para PC e Macs, logotipo do seu cliente em jpg para telas iniciais, uma boa trilha de áudio (e não o que pode ter no computador do seu fornecedor ou que você pode conectar via internet), pilhas novas e a agenda do dia. Existem empresas que utilizam este protocolo inclusive para os projetores! Pessoal treinado e experiente na mesa, um para cada sistema (Áudio, vídeo/projeções, iluminação, outros) e um coordenador geral. Geralmente são os mesmos que vão montar tudo para você.
Dica da Dica
Converse sempre com quem vai subir para trás do púlpito, mesmo se você nunca tenha visto esta pessoa ou já tenham feito isto juntos antes. Provavelmente ele(a) está tão tenso quanto você e instruí-lo(a) dos comandos dos passadores de slides e apontadores laser, microfones, tela cronômetro e qualquer outra informação, vai tranquilizar a ambos.