Ter ou não ter, eis a questão.
Eventos são efêmeros e o tempo de preparação deveria ser inversamente proporcional ao tempo de execução. Óbvio, certo? Agora me diga, parece que não é assim, certo? Quanto tempo devo trabalhar para preparar cada hora de evento? Isso poderia dar outro post!
Hoje temos critérios. Eles foram se aprimorando a cada ano em cada item que precisávamos administrar para a execução de um evento. Foram afinados de acordo com um novo acontecimento que enfrentamos, ou seja, nossos procedimentos se ajustam com cada nova situação.
QUER DIZER QUE CRITÉRIOS EVOLUEM E DEVEM MUDAR?
Certamente não! Então não entendi!
Os fundamentos dos critérios que você adota devem valer o tempo todo, em qualquer lugar e sob qualquer circunstância e não devem mudar nunca. Já a prática destes critérios fundamentados, podem se adaptar ao nosso mundo moderno e cada vez mais digital e anônimo.
Vamos lá. Um de nossos protocolos é a Política de 1 Tiro. Ela se fundamenta em alguns critérios, mas vamos explorar o critério de dizer sempre a verdade, ou seja, não mentir.
A expressão deste critério se dá por exemplo, quando um dos participantes de um processo de concorrência nos solicita para negociar sua proposta quando recebe a resposta de que ela não foi aprovada. Conhecemos muitas histórias dessas não é?! Nossa resposta é a seguinte: entendemos sua intensão, mas uma vez que ela não atingiu certos critérios para a validação deste projeto – valor, neste exemplo – e você quer uma segunda chance, isto pede que nós informemos algum parâmetro de valor que certamente terão relação com a proposta de outro fornecedor na concorrência (coisa que não fazemos) e que assim você possa reapresentar sua proposta e vencer a concorrência. Então, todos ganham. Nosso cliente com uma economia financeira, a CN com uma negociação melhor e o fornecedor que teve sua proposta aprovada. Excelente, não é! Em contrapartida estamos mentindo para o outro fornecedor e sendo injustos.
Vou acrescentar mais um ponto de vista desta negociação: O fato de que um fornecedor não foi aprovado para este trabalho, não significa que é desqualificado em nenhum nível, na Coisa Nova, primamos por trabalhar com empresas e pessoas idôneas, profissionais e íntegras o tempo todo e por isso, também nos é doloroso não aprovar um fornecedor quando já mantemos um bom tempo de relação em trabalhos realizados. Assim a não aprovação foi tomada com mais e outros critérios, que nos são importantíssimos para a manutenção destas relações: CN X Clientes e CN X Fornecedores.
Olhe para o lado do fornecedor que teve efetivamente o melhor preço. Deveria ele também ter esta chance? Se você tiver critérios fundamentados, a resposta é sim.
Só que isso leva a um outro momento, também conhecido por muitos de nós chamado de leilão. Coisa que também não praticamos, pois, temos critérios e leilões fazem somente uma coisa, ter o melhor preço para você e o pior preço para o fornecedor. Da mesma forma você tende a valorizar mais este fornecedor e este fornecedor tende a desvalorizar cada vez mais este cliente, o resultado é inevitável. Pense nisto!
Na nossa vivência, processos de concorrência desta natureza levam a prostituição de todo o mercado, nivelando por baixo todas as empresas envolvidas, sejam clientes, sejam fornecedores.
Bons critérios. Vamos ter de trazer virtudes aqui.
Verdade, sinceridade, honestidade, clareza, a tão expressada transparência que devem ser inversamente proporcional à ganância, avareza, falta de ética, falta de honra em expressar a verdade e os ditos interesses para o bem da empresa.
Que tal incentivar seus fornecedores a se esmerarem em apresentar uma excelente proposta, aquelas que você vai sofrer para decidir qual a melhor. Faça um excelente briefing para todos que participarão da concorrência. Exponha seus pontos, necessidades específicas e expectativas e diga que vai analisar cada proposta para ver e conhecer melhor cada empresa envolvida a fundo, através desta proposta. Agindo assim, você vai mostrar que não esta brincando e que também não quer brincadeira. O mercado evolui e cresce de forma honrada e respeitosa. Se todos na sua cadeia agirem desta forma, certamente poderemos dizer no futuro que trabalhamos por um país melhor.
Tudo bem, mas não falei quais são os critérios . . .
- Honestidade com seu cliente e com seus fornecedores.
- Clareza, quer dizer que seu interlocutor entendeu exatamente o que você quis dizer.
- Sem vergonha, quer dizer explique com os critérios 1 e 2, seus objetivos e seus porquês.
- Transparência, quer dizer fale a verdade, todo o tempo, com os critérios 1, 2 e 3.
- Profissionalismo, quer dizer fique em concordância com a execução da tarefa para qual você foi escalado, com os critérios 1 e 4.
- O dinheiro do seu cliente é do seu cliente. O dinheiro do seu fornecedor é do seu fornecedor, o dinheiro do governo é do governo e o seu dinheiro, é o seu dinheiro. Nunca misture contabilidades e aprenda a fazer sua conta, com os critérios 1, 4 e 5.
- Trate todos bem. Qualquer classificação que você pensar colocar aqui esta errada. Trabalhe com os critérios 1, 2, 3, 4 e 5. Acrescente respeito, amor, humildade, amizade, vontade de ajudar e paciência. Podemos acrescentar mais uns 20!!!
- Justiça quer dizer justo, mesmo peso e mesma medida para todos.
Estes são alguns critérios que têm nos ajudado perante clientes e fornecedores que ouso dizer, gostam de trabalhar conosco. Eles podem se adaptar a você, mas saiba que você precisa desenvolver seus critérios para a execução dos seus trabalhos, pois, eles são semelhantes e não iguais aos nossos.