Tem diferença?
Para ser sucinto, muita.
Vou colocar da seguinte forma: já trabalhei com ambos mas se você pensa em andar para frente, você vai chegar nos arquitetos. Deixe-me explicar.
Todos nós passamos por fases e somos menos criteriosos quando menos experientes. Como empresas são compostas por pessoas, então é natural que as empresas passem pelos mesmos estágios. E cada estágio tem suas características.
Quando começamos a fazer ou participar de eventos, pessoas e empresas tem priorizado o preço. Concluo isso, pois, já participei de milhares de processos de concorrência e neste estágio, não encontrei ninguém que sabia o que queria e assim, já que projeto é de graça, quanto mais melhor! “Certamente meus superiores vão ver que fiz a lição de casa”, devem pensar…. Mas deste outro lado, vemos coisas bem diferentes.
Projetistas, podem ser criativos, ter excelente conhecimentos dos programas, ser mais baratos e podem te ajudar em muito de seus projetos, mas é na hora da execução que entra o CREA/CAU, cada vez mais exigido pelas Promotoras de todo Brasil e ai, seu projetista não pode assinar sua criação. Então dá-se um jeito, para que um arquiteto ou engenheiro, assine o projeto e recolha as tais ART/RRT, a fim de ter seu projeto validado e autorizado a construir e montar e cobrem por isso (menos do que o arquiteto). Isso é correto? Não. Aceito? Infelizmente sim.
O QUE FAZER?
Verifique se sua agência ou montadora tem em seu quadro de funcionários, um arquiteto ou engenheiro formado com carteira do CREA/CAU, preferencialmente com anuidade paga, que possam validar assinando a autoria de tais documentos. Só assim, você e sua empresa estarão dentro da lei e por ela resguardados. Além disso, isso mostra sua preocupação não só em realizar seu evento, mas também sua preocupação em ser uma pessoa ética, representando uma empresa ética, sem disfarces.
O QUE O ARQUITETO VAI FAZER A MAIS?
Além das mesmas capacidades de um projetista, ele(a) tem conhecimentos mais profundos sobre Arquitetura, estruturas, visão da interface das diferentes partes de uma obra e suas conexões, melhor visualização de alternativas de execução e especificação de acabamentos, autoridade sobre detalhamento e execução do projeto, responsabilidade sobre tudo que ele cria e especifica. Ainda um arquiteto tem a preocupação em criar, atendendo suas necessidades específicas . Certamente você já entrou em vários ambientes de exposições e fica relativamente fácil ver quando temos a mão de um arquiteto.
Mas meu cliente não quer pagar a mais.
Claro que não, mas não deixa de exigir mais, não é verdade?
2 Coisas: 1) O “de graça” não existe, alguém paga a conta e 2) Existem clientes e Clientes e como mencionamos no inicio do post, em diferentes fases e por isso, cabe a nós conduzir todo o processo da forma mais correta possível, mesmo no Brasil. Volto a repetir não pode ser uma questão de preço e sim de valor. A C&A ai em cima pagou feliz o escritório de arquitetura para realizar o projeto para o Fashion Week, que me contratou para executar. Foi caro ou valeu? Ambos! Então pergunto: O que seu cliente quer? Mágicas e Pastelaria são outros negócios.