Montadoras

Como confiar nelas?

As feiras no Brasil se iniciaram em 1958 e passados estes poucos 59 anos (atualizado para 2022 teremos 64 anos), não existe até hoje uma faculdade que trate do tema de forma categórica. Existem alguns cursos e pós graduações que tratam de parte do assunto, mesmo porque ele é extenso.

Montadoras de estandes surgiram do mercado de marcenarias e da construção civil e tem até hoje, muito de seu perfil de mão de obra, basta entrar em uma montagem que você vai entender. Numa das montadoras por onde passei, foi o 2º CNPJ do Setor no Brasil e fez não só lojas em Shopping Centers de São Paulo, como lojas na Av. Brasil. Foi a maior no início.

QUÃO PROFISSIONAL É ESTE MERCADO?

Em parte, muito! Em parte, nada.

São dezenas de especializações e formações que podem trabalhar neste setor, eu mesmo vim da Publicidade e Marketing e como já colocado ai em cima, para algumas tarefas você não precisa ter formação alguma e com algum tempo trabalhando, você certamente vai aprender muito. Na outra ponta, alguns com maior formação, migraram para eventos e buscam aplicar este conhecimento para fomentar o setor e trazer mais profissionalismo, mas ainda seu número é pequeno se comparado ao número de eventos inaugurados por ano no Brasil.

Precisa-se de muito profissionalismo e conhecimento para montar uma feira de exposições em 8 horas.

Mas não é nada profissional estipular desmontagens em 5 horas.

Por detrás destes dados, tem um mundo de coisas acontecendo.

O QUE DEVO CONSIDERAR?

Muito mais do que um projeto legal, um preço competitivo e um atendimento que demonstre conhecimento, sempre medi uma montadora no pavilhão em face a um problema e sua capacidade de resolvê-lo antes da abertura do evento durante a montagem ou na rapidez e assertividade da solução, quando o evento está funcionando. É nesta hora que você vai descobrir o quão profissional ela é e quanto está realmente preocupada, não só com a sua própria imagem, mas também com a sua.

Verifique:
  1. A Qualidade de quem cria os projetos – entenda uma parte da questão no post  Projetistas X Arquitetos.
  2. A Qualidade na sua mão de obra, marcenaria e serralheria (inicialmente). Se seu estande for bem fabricado, seu acabamento tende a ficar bom. Se ele não for fabricado bem, nenhum acabamento vai disfarçar a estrutura.
  3. Hoje, verifique a questão da terceirização de seu projeto. Hoje por uma questão de arrocho financeiro, montadoras mantém um quadro efetivo pequeno e terceirizam sua fabricação e montagem com equipes (que por vezes foram funcionários) externas. Tivemos uma experiência desta e relatamos num post .
  4. Os detalhamentos para a fabricação, é nesta hora que você pode encontrar erros ou melhorar algum item.
  5. A entrada da montagem. Nada de ir no último dia da montagem, pouco pode ser feito e muito stress vai rolar entre vocês. Nas primeiras horas ou dias de montagem é quando você vai ver seu estande sendo levantado e com um pouco de tempo e dedicação você será capaz de visualizar aquilo que você viu nas apresentações sendo montado e ficando exatamente como você precisa. Neste momento, todas montadoras poderão fazer ajustes. Isso mostra sua preocupação com todo processo e para eles, tira a eterna preocupação de saber se fizeram bem a lição de casa no final. Talvez, ninguém fale de custo nesta hora!
  6. Mostre quão profissional você é e exija o mesmo nível de profissionalismo por parte deles. Entenda-se responsabilidade.

Se você conseguir fazer isso, tenho certeza que sua ação vai ser mais tranquila e prazerosa para todos e vocês vão poder pensar em futuros negócios então! Se você é uma agência ou um produtor(a), se seu cliente não passar por estresse, apesar de você ter passado, uma boa imagem de eficiência ficará entre você e à cada novo trabalho essa confiança tende a aumentar.

Hospitalar 2018 | Final da montagem
Hospitalar 2018 | Final da montagem

Dica da Dica

Quer ficar mais feliz e com muito menos problemas? Combine/exija uma visita pré montagem! Vá até seu fornecedor e veja seu estande mesmo em pedaços, converse, tire dúvidas, ajuste, pergunte, comente e aprenda.

Talvez, você nunca mais vai ter de acompanhar uma montagem!

Deixe um comentário