Quantos de nós já recebemos “Briefings de Ouro” com verba de bronze ou menos? O que fazer para sobreviver no setor de eventos onde existe pouco estudo, padrão, profissionalismo, idoneidade, em boa parte dos players?
PARA AMBOS LADOS (Clientes & Fornecedores)
Foi em 2007, que comecei um trabalho contra as vontades de minha diretoria. Após alguns anos, foi o que sobreviveu e mostrou resultado. Anos pesquisando e visitando feiras por todo Brasil, podemos notar que existem em diversos segmentos de mercado, empresas concorrentes ou não, que participam dos mesmos eventos. Todas investem em eventos e precisam cortar custos para garantir os lucros das S.A.s & Ltdas., mas sem diminuir seu escopo. O discurso é precisamos fazer mais com o mesmo dinheiro.
Isto é impossível! (*NOTA PÓS PANDEMIA – Ainda mais agora!) Alguém fica com a conta ou corta-se alguma ação ou pessoas no fechamento seja de qual período for.
Deste lado, já ouvi histórias de montadoras apresentarem propostas com valor à preencher pelo cliente! É claro que isso depõe contra todo o mercado, mas mostra algumas coisas:
- O desespero desta empresa.
- A total falta de profissionalismo.
- A falta de noção do que é um estande/PDV/Quiosque no que tange seu objetivo operacional e riscos desta instalação temporária.
- A noção de que preço baixo é tudo o que é necessário para um evento.
Do outro lado…
- O desespero desta empresa.
- A total falta de profissionalismo.
- A falta de noção do que é um estande/PDV/Quiosque no que tange seu objetivo operacional e riscos desta instalação temporária.
- A noção de que preço baixo é tudo que é essencial para um evento.
QUAL SUA CAPACIDADE?
Incapazes de achar a solução e eu, trabalhando anos dentro do cliente e aprendendo como são feitas as coisas, alinhei cronogramas de mais de 10 players de um setor e apresentei minha proposta. Bingo!
Tal volume de negócio pode acontecer todos dias, na verdade ela acontece, mas nosso setor retrógrado, como muitos no Brasil, trabalham com os olhos voltados para 1900 e hoje, na insana vida cotidiana, onde não existe mais tempo, o mais importante fica para trás e então vemos expositores e fornecedores desesperados para fechar um negócio qualquer, a qualquer condição e depois, repetem o processo!
No Cross Business, temos de tomar decisões maiores e isto envolve mais profissionais de cargos mais altos, que vêem estrategicamente o mundo dos negócios de eventos. As diretorias de Marketing, Eventos, Vendas, Compras terão de interagir. O objetivo comum é fazer “o mesmo ou melhor” – como gostam de dizer – com um valor menor. Eventos, como ação de Marketing, são de longe o melhor investimento para qualquer empresa, a ação não tem comparação a nenhuma outra em controle e resultados, desde que você saiba, o que e como fazer. NOTA DE 2022: Você precisa conhecer o que desenvolvemos para sua empresa realizar sozinha seu evento. Também podemos lhe ensinar a realizar eventos híbridos muito além de “lives” em plataformas de streaming.
Ah! Vamos precisar de tempo para isso também! Leia Before Action para conhecer nossa experiência.
Ministramos uma palestra in-company sobre como participar de uma feira de negócios, que pode ser contratada, para todos envolvidos nestes processos e ações. Nos procure através do email marcelo@coisanova.com.br . Ressalto que emails públicos não serão respondidos, por favor utilize seu email empresarial para solicitar informações. Obrigado.