Garçons, garçonetes e o pessoal do A&B

Lembra, que falamos como é importante saber especificar seus Fornecedores? Bem, então aqui vai mais um detalhe para você também prestar atenção em relação à mão de obra que vai trabalhar no seu espaço.

Um item sensível à gostos!

JÁ VIU O BUFFET?

Você pode ter conhecido uma parte do pessoal operacional do seu Buffet quando fez sua visita e provável degustação, mas você perguntou quem são os garçons, garçonetes, copeiros(as) e coordenadores(as) que vão estar no seu evento trabalhando, num entra e sai para manter tudo em dia? Você conheceu-os pessoalmente também?

Pode parecer exagero, mas já tivemos feedbacks negativos desta mão de obra em nossas ações, mesmo com fornecedores cadastrados. Porque? Como sabemos, todos estão buscando aumentar seu volume de faturamento e isso vem de mais trabalho. Acontece que, como muitos dos fornecedores, após, fecharem mais serviço, necessitam passar para contratações temporárias para completarem seus serviços de atendimento.

Salad Bar grátis! = Fila.

Até aí, não temos muito a fazer, se queremos manter este fornecedor. Mas o que precisamos fazer agora?

BRIEFING

Okay, estamos há algumas horinhas da abertura do evento e é hora de reunião! Avise um pouco antes que você vai falar com todos e precisa de realmente todos, para envolvê-los no que vai acontecer. Parece óbvio que todos ali sabem o que fazer, mas não custa nada aquela chamada para a orquestra tocar direito e você também conhecer e entender a responsabilidade de cada um. Coloque suas expectativas para eles.

  1. Explique quem é seu Cliente, o que ele faz e o que está fazendo no evento.
  2. Explique porque precisamos de um serviço atencioso e cordial.
  3. Explique porque eles devem estar sorrindo o tempo todo, apesar do stress.
  4. Mostre pontos importantes de atenção ao serviço em relação ao cardápio, horários (Consiga o Cronograma do evento), breaks, pessoas foco, quem do cliente pode interferir no serviço.
  5. O que fazer para não acabar um item e o que fazer se acabou.
  6. Como eles devem se relacionar com seus convidados.
  7. Como não devem ficar atrás do balcão.

CONTATO COM SEU CLIENTE E CONVIDADOS

Por esta questão, o desempenho deste pessoal é importantíssimo no seu evento. Todos representam na verdade o próprio cliente e isso é motivo de atenção. Queremos alegria, respeito, educação, cordialidade, presteza, atenção e dedicação a cada convidado que se aproximar da área de serviço, a cada serviço colocado dentro de uma sala de reunião. Queremos limpeza e higiene.

Todos devem estar bem apresentados, entenda-se limpos com mãos limpas.

Da sua parte, providencie ou diga ao buffet que você quer que trabalhem com luvas descartáveis, tenha pegadores/conchinhas/colheres para secos ou deixe copinhos descartáveis para não ser aquela festa de mãos pegando comida. Potes de álcool gel sobre o balcão, sempre mostram atenção. Não sei dos protocolos em tempos de pandemia (Nota de Dezembro, 2021).

Um bom coordenador, se couber na verba, pode estar o tempo todo, coordenando isso com você, olhando mais atentamente ao fluxo geral de pessoas que entram e saem dos ambientes e apontando para os demais da equipe, o próximo passo.

O serviço deverá sair perfeito, com isto, neste quesito.

Barista – Você não toma uma café assim, todos dias!