Não são todos expositores que gostam de plantas nos seus espaços. Será porque a gama de plantas oferecidas é a mesma há décadas? Será que paisagismo prejudica uma exposição? Em qualquer lugar do Brasil, conseguimos as folhagens e flores que queremos? Meu fornecedor pode ter plantas “exóticas”?
TUDO DE BOM!
PAISAGISTAS OU BOTÂNICOS?
Podemos, mas não precisamos chegar a tanto, para conhecer um pouco mais de plantas e flores para montar um arranjo bonito, um vaso ou um jardim nos seus espaços, mas também não serão 30 minutos no computador, que resolverão sua vida.
Como tudo dentro de um evento, este item precisa ser estudado para a seleção do que utilizar. Com critérios como cor, folhagens, aromas, tamanho, forma, você começa a categorizar e focar sua pesquisa, ao invés de ver milhares de imagens dizendo que gosta disto e não gosta daquilo e tentando reproduzir.
O que você precisa saber é o que você quer expressar, valorizar ou compor. Talvez só agradar! Seja lá qual for seu objetivo, quando você usa deste elemento de forma objetiva, comentários agradáveis acontecerão.
MAIS UM DAQUELES ITENS FINAIS DE ACABAMENTO
Quase sempre esquecido, o paisagismo, quando parte integrante da estratégia representada no briefing, pede cuidado. Não só quando seu cliente gosta e entende do assunto, mas estrategicamente, uma flor especial/paisagismo, vão marcar seu espaço quando bem combinados com o ambiente. Esse cuidado pode acontecer, como já aconteceu conosco muitas vezes, de Norte à Sul, de ser realizado fora da sua base de operação. Procuramos floriculturas locais e conversamos com eles para entender e descobrir o que podemos encontrar quando chegarmos lá. Esse cuidado antecipado vai te livrar de dores de cabeça, com seu cliente que pode querer um “mimo” no espaço, mas não mencionou nem “brifou”, ou ainda, viu algo no estande vizinho e agora quer no seu.
Neste caso:
1- Você terá poucas opções e seu cliente vai ter de arcar com os valores.
2- Você precisa ter um banco de dados de fornecedores cadastrados.
Os fornecedores locais de pavilhões, vão te oferecer o básico a preço de ouro (principalmente quando descobrirem que você vem de fora) e pedir uma planta diferente, pode ser mais problema ainda, além do custo. Por isso, se você conhece seu cliente, também já deve saber o que fazer antes da bomba estourar. Se você tem um bom fornecedor, converse com ele antes e veja sugestões de plantas “design” ou de estação e verifique quando você precisa encomendar para ter isso na sua data.
MANUTENÇÃO
Claro que, quando você selecionar plantas e/ou flores, estude também como você vai mantê-las durante o evento. As tulipas ai de cima, compramos um aditivo que além de alimentar a flor, ajudava na floração, abrindo e mantendo os botões abertos e saudáveis. Elas abriram na manhã do evento e não murcharam nem fecharam até o final. Quando mencionei que iria doá-las ao final do evento, rapidamente alguém se voluntariou.
Óbvio que tivemos de estudar a flor, quando comprar, como armazenar, como transportar, quando e quanto colocar de aditivos e que tipo de vaso comporia melhor. Fica claro que isso não foi feito de um dia para outro.