Por anos fiz uma aula para um evento voltado a escolas de Atibaia, promovido pela PIBA, chamado Jornada Vocacional. Voluntariando, trabalhei em anos diferentes, 3 das áreas aonde estou inserido. Graduado em Publicidade. Pós graduado em Marketing e há 23 anos em Eventos.
Fiz uma pesquisa, para mostrar o que as empresas e seus RHs, buscam como qualificações para contratar em cada área.
Situando este mercado, até a década de 80 toda verba dos clientes estavam em Publicidade e grande parte dela na TV. A partir dos anos 80 esta verba se dividiu e surgiram as agências de Promoção (trabalhei numa delas) e esta fatia chegou a ficar 50%/50%. No início dos anos 2000, veio surgindo um novo racha, Eventos. Hoje marqueteados como “experiência com a Marca”, já levam 1/3 da verba total, senão muito mais do que isto em muitos dos clientes. Em outro Post falarei sobre isto. Não levarei em conta, graduações diversas, experiência no exterior e línguas, o que sempre agregam valor a qualquer profissional e fazem a diferença, mas não em Eventos onde nem existe nenhum curso de graduação formal de excelência por aqui.
A tosca área de Eventos …
Numa lista básica de qualificações para contratações nestas áreas, vemos qualidades e qualificações exigidas pelas empresas para pegar seu profissional. Difícil sintetizar, mas abaixo, lendo o post, você vai entender o que quero dizer.
Marketing
- Planejador/Estrategista
- Dinâmico e Adaptável
- Visão Global focada no resultado
- Desafiar e aceitar desafios
- Responsável e corajoso nas tomadas de decisões
- Atualizado no mercado / Inovador
Publicidade
Além das acima, acrescente:
- Criativo
- Questionador
- Habilidade para trabalhar até mais tarde, sempre
- Comunicador não tímido
- Bom senso e Bom senso estético, gostar de arte
- Conhecedor de comportamento e pessoas
Eventos
Além das acima, acrescente:
- Hospitaleiro, cordial e educado (Excelente Relações Interpessoais)
- Esquecer que tem uma agenda própria
- Conhecimento de áreas afins (Arquitetura, Elétrica, Hidráulica, Normas, Gastronomia, Paisagismo, Marcenaria, Serralheria, Segurança e Primeiros Socorros e muitas outras)
- Capacidade de gerenciar e contornar conflitos profissionais/pessoais ao vivo
- Calmo e centrado
- Organizado ao extremo
A tosca área de Eventos … é a que exige mais qualificações do que qualquer uma das outras
Todavia, em todos estes anos o que vejo é que, este profissional é o mais mal tratado, remunerado e respeitado, por parte de clientes, promotores e locais de exposição. Poucas são as empresas que gerenciam um evento com o cuidado que ele deveria ter. Basta ver o timing de quando quase 100% dos expositores, iniciam seus processos para participação nestas ações.
Temos educado nossos clientes e temos cases de sucesso, quando falamos deste assunto. Mas promover um mercado onde o nivelamento cada vez mais baixo, qualidade cada vez menos existente, preços cada vez mais irreais, praticados pela grande maioria dos players, mostrar-se competitivo e garantir o sucesso destas ações é um trabalho completamente diferente.
Se você quer trabalhar em eventos
Bem já colocamos alguns quesitos para seu currículo, falta dizer que você precisa gostar de pessoas, pressão extrema e criatividade para solucionar um problema de 5 maneiras diferentes. Remuneração abaixo da média e prazos ridículos. E ai? Vai encarar?