Você já chegou ao status de conseguir desenvolver um aroma para seu cliente? Havia verba para isso ou foram anos trabalhando para chegar a executar isso?
Numa das ações mais importantes deste cliente que em franco crescimento e por isso, verba disponível para quase tudo que idealizamos fazer, nos permitiu trabalhar com um fornecedor de aromatização em duas ações, um stand numa feira e um congresso fechado. Só faltou mesmo podermos trabalhar com sonorização personalizada, ou seja termos uma(s) trilha(s) sonora(s), criadas para expressar a marca. Quem sabe um dia!
O PROCESSO
Depois de ter feito toda lição de casa, fomos atrás de mais um diferencial para esses eventos da Baxter/Baxalta e pensamos em ter em nossos espaços um aroma que agregasse ainda mais valor à marca. Optamos pela AmoAroma onde tínhamos duas opções: 1) Criar um aroma só nosso = Investimento maior ou 2) Fazer um briefing e experimentar fragrâncias que correspondessem ao que queríamos.
Fomos na 2a opção, o processo de desenvolver nossa fragrância, tomaria um tempo e agendas que aumentariam demais o risco da execução com validações e aprovações em diferentes níveis. Fizemos uma combinação de 3 fragrâncias para compor a nossa, uma base e complementos de personalização, que não posso divulgar por motivos óbvios, já que pensávamos em continuar o processo depois dos eventos.
A pulverização, dependendo do tamanho de seu espaço, pede equipamentos diferentes, como um simples pulverizador à pilha – utilizamos 3 para o stand e 2 equipamentos maiores ligados à energia, para o congresso nos salões do Hilton Morumbi (precisamos autorização especial e assinar termos de comprometimento de danos).
A instalação é tão simples e rápida que foi feita nos últimos minutos que antecediam a abertura dos eventos. Você também ajusta a quantidade de fragrância bem como a frequência das pulverizações. Optamos por uma aromatização leve, pois, sabemos que sempre alguém vai reclamar, o que não aconteceu em nenhuma das ações e atendeu aos nossos objetivos de colocar no ar, algo diferente que trabalhasse quase que subliminarmente. Foi bem legal o resultado e comentários, pois, principalmente no Hotel, num espaço apesar de grande, é fechado e climatizado e assim, já no hall de acesso à nossa sala, já dava para perceber nossa fragrância no ar.
No stand, eles foram posicionados estrategicamente e assim apesar de estarmos num pavilhão grande, ao redor do nosso stand, havia “um clima” de Baxter que certamente nos diferenciou entre a concorrência além de todas as ações que executamos nesse evento com 17 fornecedores diferentes trabalhando simultaneamente.
DICA
“Cheiros” captam muito melhor seus visitantes do que muitas das opções que estão no nosso mercado hoje. A lembrança olfativa é tão grande e pouco explorada e isso só aumenta suas chances de sucesso. Se você pensa em ter algo exclusivo, pense em trabalhar por uns 4 a 6 meses para o desenvolvimento de sua fragrância. Nós conseguimos chegar à nossa, em 20 e poucos dias. Também o investimento foi bem menor do que imaginávamos a princípio e isso facilitou a tomada de decisão. A manutenção também fazia parte do pacote contratado e não tivemos problemas!
DICA DA DICA
Poucas coisas são tão exclusivas quanto a um perfume. Imagine ter isso no seu escritório, todo ele ou na recepção, salas de reuniões, corredores de acessos, etc.. Ainda, com sua fragrância, desenvolver brindes como difusores de ambientes, sabonetes líquidos ou em barra e até mesmo um perfume num frasco também exclusivo, que você pode dar como brinde ou trabalhar com seu time de atendimento e vendas, aqueles que tem contato com seus clientes tendo um perfume especial. Isso não seria exclusivo demais??!!!