Desde então
Já escrevemos aqui, posts com menções de quando começaram as exposições comerciais no Brasil e com mais ou menos propriedade, todos conhecem e talvez tenham ido a pelo menos uma delas.
Também já escrevi aqui que como ação de Marketing, não há nada tão eficiente, desde que você faça absolutamente tudo direito e isso leva a anos de análise, prática e aperfeiçoamento.
Ainda sabemos que a cada dia novas tecnologias e ideias criam oportunidades que agitam o mercado e como o percebemos, ditando novos rumos e causando várias reações em seus segmentos com toda sorte de opiniões.
Por fim, essa chamada inovação não para, entendo que desde que começou nunca parou e não vai parar de afetar e causar mudanças que impactam nosso comportamento pela oportunidade de conhecer algo novo e que por isso transforma nossa opinião.
E depois?
Em nosso setor de Exposições, entendemos que o myownexpo® é uma dessas inovações, claro fui eu quem criou e assim fica fácil escrever isso, mas falando sério, é verdade.
Fizemos algumas apresentações para pessoas que conhecemos e que tem grande bagagem em seus mercados e alguns poucos clientes e foi interessante como cada um deles, a partir da visualização da programação, puderam perguntar algo que jamais havia passado em suas mentes, porque não tinham visto nada igual e assim, suas cabeças começaram a compreender a solução e como ela os afetaria e por isso perguntaram para entender um pouco mais, o que essa tecnologia poderia fazer para seus negócios.
O Lançamento programado seria 2020, com a publicação oficial final do Registro da Marca e tudo o que está relacionado à ela, um processo que iniciou em 2018. Mas com as questões novas da pandemia, que abalou todos, optei por esperar e observar mais.
O mercado evoluiu e absorveu uma tecnologia tão velha, mas fantástica de assistir remotamente uma outra pessoa. A americana AT&T foi a primeira a lançar em 1964, 3 anos antes de eu nascer, a vídeo-chamada. Por anos o maravilhoso Skype “reinou” sozinho. Para continuarem, as empresas responderam com diversas ações para interagir com seus públicos e fornecedores do setor viram a oportunidade que estes anos permitiram explorar. Esperei e continuei a estudar o mercado global e seus players e gostei de tudo que ví.
Todavia, ainda sozinho com a tarefa de explicar exatamente o que estava falando, dentre muitas outras, era difícil até para programadores e arquitetos entenderem e executar o que precisava ser executado. Eu mesmo fui estudar programação, virtualização, softwares e tecnologia disponível para criar um MOE que fosse fácil e eficiente.
O Futuro da Exposição
Em 2017, em uma reunião de apresentação num cliente multinacional sobre seu Planejamento Estratégico, explorei esse tema em minha apresentação, desta parte do PEM, disse:
– “Vejo o estande do futuro como sendo um espaço relativamente pequeno onde teremos 2 modelos, um masculino e um feminino ambos com uma camiseta com um QR Code estampado para visitantes acessarem conteúdos do expositor. Ao seu lado um pedestal com uma bomboniére com chocolates Godiva e em uma outra posição de destaque um expositor holográfico.”
Tudo isso já existe hoje e apesar de muito inovador (é mesmo?), ainda precisa de um tempo para ser aceito. Todavia os primeiros serão sempre os primeiros.
As demais estruturas de um expositor estarão atrás de uma tela. Isso é o que chamo de Híbrido, essa estratégia de ter algo físico em algum lugar qualquer, seu ou não. E todo resto, seu e em seu domínio e controle.
NOTA PUBLICITÁRIA
O My Own Expo ® faz isso com uma opção de liberdade jamais vista por não impor limites ao processo de idealização de uma exposição e por dizer “faça o que quiser”, vai desafiá-lo a repensar o que você sabe sobre Eventos.