Como escolher o melhor para seu momento?
Um evento envolve vários fornecedores, que precisarão cumprir o mesmo prazo e para decidir qual vai trabalhar com você, dentro de cada item, é necessário ter seu projeto bem definido, discutido e aprovado junto a seu cliente com uma boa antecipação (quanto mais, melhor). É preciso objetivos claros para a execução e mapeamento de questões que haverão de acontecer, por diversos fatores, vindos do seu cliente. Não pode ser uma questão de preço, somente. Existem outros fatores que devem ser ponderados nesta escolha.
Tendo resolvido a parte do seu cliente, você precisa agora definir quem vai executar o que? E porque?
A avaliação de fornecedores e suas propostas é fácil quando você já os avaliou antes, seja trabalhando, seja pesquisando, testando ou sendo uma indicação de alguém que tenha critérios como os seus – veja o post sobre critérios – (Somente com excelentes notas, aprovo um fornecedor novo, numa grande ação. Não queremos riscos). Ou o melhor, educando seu fornecedor para atender as suas expectativas.
1) EXPECTATIVAS
Além das expectativas de seu cliente, seu fornecedor precisa atender as suas. E sugiro que as suas expectativas sejam maiores e melhores das do seu cliente, afinal é você o(a) responsável por tudo.
2) ESCOPO
O serviço a ser executado tem de ser repassado após a aprovação, para que não haja dúvidas do que é esperado e de que nada foi esquecido ou contemplado à mais do que o necessário. Faça a orquestra tocar o que está na partitura que será de grande valia para todos. Improvissos no meio da música, só em caso de acidentes.
3) PREÇO X VALOR
Meu protocolo é não negociar, quando um fornecedor validado e cadastrado tem sua proposta dentro da verba estipulada. Por que? Porque vou exigir 100% do trabalho e para tal, preciso pagar 100% do solicitado. – ver post Política de 1 tiro.
4) QUALIDADE, PRAZO, GARANTIA, MANUTENÇÃO
Tudo isso, já deve ter sido resolvido antes da seleção do fornecedor! E não depois da aprovação de um trabalho. Afinal se ele não tem isso, não deveria participar de seus processos de concorrência, pois, ele não vai atender as expectativas do item 1!
5) CLIENTE DE QUEM?
Seu Cliente não é o Cliente do seu fornecedor. Eles consideram que são e entendemos isso como numa segunda instância, mas de qualquer forma se ele não compreender que quem manda é você, afinal o “job” veio pelos seus relacionamentos, algum atrito e desentendimento pode acontecer a qualquer momento e por qualquer motivo pífio. Mantenha esta informação bem clara para ambos. Se tudo foi bom para seu Cliente, talvez não tenha sido assim para você, afinal, é você quem foi contratado para ser o olho do seu cliente e viveu todo o processo sabendo mais do que todos. Na verdade você foi contratado para bem mais do que isto e tem seu valor. E de volta às expectativas, sugiro ter as suas atendidas primeiro.