Faça cada um fazer o que sabe fazer melhor!
Aprendemos a ter critérios. Nossos critérios. E num mundo de empresas, na moda do Compliance, buscando ser um país ético, prostituir o mercado e fazer leilão com fornecedores, solicitar várias mudanças e descartar propostas para aprovar a mais barata, não é profissional. Também fazer salada mista de itens de propostas, para montar a sua, demonstra seu desconhecimento no assunto. Ou seja, você não sabe o que quer ou pior…Trabalhe!
Se seus fornecedores já foram testados e considerados aptos a realizar seus eventos atendendo suas expectativas, provavelmente você já os conhece e sabe especificar qual fornecedor vai atender suas demandas. Ainda, se você já criou uma carteira de bons fornecedores neste patamar, será mesmo “O Preço” que vai ditar a regra?
Também, para manter uma carteira de fornecedores atualizados e competitivos, use dos processos de concorrência entre eles, para obter de cada um deles o seu melhor e não seu menor preço, com o discurso de “melhor proposta”.
Em processos de concorrências, tenha boas opções de fornecedores que você sabe que vão atender suas expectativas e exigências. Solicite suas propostas, de acordo com o seu projeto. Como você já cuidou da validação de cada um deles, quando chegarem as propostas, em 15 segundos, você já sabe quem ganhou a concorrência e isso pode ser o menor preço, mas como você tem mais critérios, isso não é toda a verdade.
17 fornecedores trabalhando em 49,0 m² simultaneamente.
A Política de 1 tiro
Somos exigentes e quando aprovamos um projeto, nossos clientes depositam não só confiança mas também dinheiro para a execução de todo escopo validado.
Para executá-los 100%, precisamos trabalhar 100%, para entregar 100% e por isso, entendemos que nossos fornecedores são pessoas e empresas profissionais que sabem o que estão colocando em suas propostas. Eles nos conhecem e nós conhecemos eles. Como vamos exigir 100% do trabalho entendemos que devemos pagar 100% da proposta.
Como temos critérios rígidos para cadastrar um fornecedor, já sabemos então o perfil dele e suas capacidades, como também já validamos ele como tal. Inclusive com as documentações. Desta forma também sabemos que ele não vai ter uma proposta financeira absurda. Por isso quando recebemos nossas propostas e através de um bom briefing fornecido, sabemos que eles deram seu melhor e por isso digo que fica fácil aprovar qualquer uma. Para isto podemos usar critérios como novidade, sofisticação, beleza e qualquer outro que necessitamos ter no evento e não só preço!
Ainda, em nosso processo de cadastramento de um fornecedor, solicitamos a assinatura de um documento – Nosso Protocolo de Procedimentos – que explica como trabalhamos essa e outras questões de Concorrências e Fornecedores. Sabemos o quão não usual esse documento é e que, ele mostra também como a Coisa Nova também é nova com a gestão de Fornecedores. Não tenho relatos de que em nenhum momento esse termo foi unilateral apesar de obrigatório, uma vez que ele também nos ajuda a ensinar nossos fornecedores que temos responsabilidades e obrigações com eles mesmos.