Todos os eventos tem/precisam de Taxas para funcionar?
Nesta primeira postagem da série chamada de Um país sem padrão, gostaria de responder… Sim.
Sim, todos os eventos tem e precisam de taxas para funcionarem. A verdade é que neste país, fazendo ações de norte a sul, constato que isso não é exatamente assim.
Já acostumado a alguns padrões, ano passado, ao questionar ao Promotor sobre formulários e taxas de um evento, na nossa Capital Federal, tive a estranha e feliz resposta … “Não! Vem ai e monta!”
Como?!
Se todo evento de exposição, seja num hotel, seja num centro de exposições, promovido por uma entidade jurídica, fiscalizada por órgãos competentes, precisa de certas infraestruturas, como energia, água, segurança, brigada de incêndio, aprovações de funcionamento temporário, taxas de anúncios, taxa de distribuição de folhetos, taxa de fiscalização de estabelecimentos, aprovação de projeto inclusive com assinatura de clientes, aprovação do projeto executivo, aprovação do projeto de elétrica, recolhimento de taxas de consumo de energia adicional, taxa de limpeza (agora em períodos de montagem) e termo de responsabilidade. Por que que em alguns lugares você tem um protocolo imenso e em alguns lugares você tem muito pouco ou nada?
Mais além
Também, não me lembro de ver uma só vez, em nenhum lugar, fiscais para certos tipos de taxas recolhidas frequentemente. Claro que existe explicação para todas elas mas levanto uma questão simples, que comento com meus clientes expositores. Participar de um evento, pede um bom montante financeiro não só para a locação do espaço administrado pelo promotor, mas mais um bom volume para pagar estas taxas. Então pergunto a eles se o retorno pela participação é proporcional? Sabemos a resposta.
AO QUE DEVO ME ATENTAR?
Pague todas as taxas. Faça sua parte. Mas não espere retorno de ninguém neste item para te explicar o que é feito com este dinheiro no evento. Aprenda a colocar na sua conta, todos estes valores e se esforce agora para otimizar o saldo no que realmente é importante dentro da sua ação. Use pesadamente seus recursos financeiros em 1 ou 2 elementos da ação e equilibre o resto num padrão melhor que seu concorrente, mas sem exageros que necessitem de mais recursos. Na média, você vai se sobressair justamente nestes 1 ou 2 itens mais caros, que certamente farão a diferença para aqueles que visitarem seu espaço no evento.
Na média total, você terá administrado melhor sua verba e terá base de dados para ajustar na próxima ação.
Também verifique antes, junto ao Promotor de cada evento, a cada nova ação, quais são estas taxas e seus valores e se você estiver projetando seu budget para o próximo ano, use sua base de dados para incluir este valor. Tenho história de eu mesmo informar ao Promotor e a Agência organizadora do evento sobre taxas que existem em certos estados do Brasil.
Fazendo isto, certamente você não terá um problema de verba estourada que embora proporcionalmente pequena dentro de todo evento, certamente podem barrar sua participação.
Thanks for finally writing about >Um país sem padrão |
1-Taxas <Liked it! http://sadlyjesno.by/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=8294
Hi Mohamed, today we have posted the second Post about Um país sem padrão. We thought you’d be interested in. See you!